Sugestões Literárias
Biodynamic Wine Demystified
O vinho é feito na Vinha. É o mantra de muitos enólogos. Mas o que isso significa, realmente? O estimado enólogo e pioneiro da biodinâmica Nicholas Joly acredita que um vinho bem feito na vinha deve expressar o seu terroir único: o carácter imbuído de uma parcela particular de terra bem cuidada de uma vinha. Em Vinho Biodinâmico, Desmistificado, Joly partilha a filosofia central por trás da viticultura biodinâmica e porque tais práticas resultam em vinhos de distinção regional. Este processo trata a vinha como um todo ecológico que se autoperpetua, influenciado não apenas pelas forças terrestres, mas também pelas do sol, da lua e do cosmos. Ele explica por que o uso de substâncias estranhas, como pesticidas e fertilizantes na vinha, e leveduras e enzimas aromáticas na adega, bem como mecanismos como motores elétricos e bombas, perturbam esta sinergia e são, em última análise, contraproducentes para a melhor e consistente expressão de um vinho.
Vinho Biodinâmico
Os vinhos são geralmente definidos de três formas: pelo país ou região de origem, pela cor (tinto, branco, rosa) ou pelo estilo (tranquilo, espumante, fortificado). Só recentemente os vinhos começaram a ser definidos pela forma como as suas uvas foram cultivadas e o vinho produzido, com uma distinção clara entre a viticultura “química” moderna, por um lado, e a abordagem orgânica ou natural sem produtos químicos, por outro. Agora, os produtores de vinho mais respeitados do mundo, de Bordeaux a Barossa, de Chablis à Califórnia, veem cada vez mais a biodinâmica como o método preferido para a produção de vinhos de primeira linha.
O vinho biodinâmico explica de forma concisa e clara a teoria por trás da biodinâmica, como a biodinâmica difere da orgânica e como os produtores de vinho do mundo - desde castelos sofisticados de Bordeaux até propriedades familiares pouco conhecidas - usam a biodinâmica na prática, muitas vezes com resultados significativos e cativantes. variações de acordo com o estilo do vinho, terroir local, clima e até ciclos lunares.
Fundamentos da Agricultura Biodinâmica
Rudolf Steiner lançou em 1924, junto a um grupo de agricultores reunidos em koberwitz / Breslau, Alemanha, os fundamentos de uma prática agrícola que viria a resgatar aspectos insuspeitados pela modernidade já então vigente: as influências cósmicas no crescimento vegetal, na nutrição animal e nas cores florais; a adubação com elementos orgânicos e minerais locais; o equilíbrio vital entre a lavoura e a zootecnia; o papel e o trato biológico das pragas vegetais e animais; etc.